Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

ESTRESSE E RELAÇÃO COM O GANHO DE PESO

ESTRESSE E RELAÇÃO COM O GANHO DE PESO

ESTRESSE E RELAÇÃO COM O GANHO DE PESO

O estresse é altamente estudado no meio científico e é comprovado que um organismo com altas taxas de estresse é mais suscetível a desenvolver várias doenças. Em 2017 foi publicado na revista Obesity que, adultos cronicamente estressados estão mais propensos à obesidade.

Mas qual a relação do estresse com o ganho de peso? Separamos algumas comprovações para você entender melhor como isso pode ocorrer!

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, observaram um processo natural pelo qual o corpo produz células adiposas (células de gordura). Após alguns experimentos, descobriram que o aumento de um tipo de hormônio à noite ou o estresse crônico fazem com que mais células de gordura sejam produzidas e, consequentemente, ocorra o ganho de peso. Diante de uma situação estressante, o corpo libera cortisol (considerado o hormônio do estresse), que aumenta o apetite, então, se nada é realizado para diminuir o cortisol, o estresse permanece, e com ele todos os malefícios.

A estabilidade emocional está diretamente ligada ao processo de emagrecimento, de ganho de massa muscular, e até mesmo no processo de manutenção da saúde. Isso porque, temos em nosso corpo os músculos como um dos principais consumidores de energia no corpo. Ou seja, um dos principais queimadores de gordura e, por isso, uma das principais estruturas responsáveis pela manutenção de um corpo magro e saudável. Porém, quando passamos pelas situações de estresse, o corpo sente-se ameaçado, e como forma de defesa, ele vai entrar em um modo de proteção pois quer economizar e assegurar tudo que tem armazenado. Para que isso ocorra, o corpo produz o cortisol.

Pessoas que vivem estressadas tem uma maior dificuldade de manter uma alimentação saudável e a comida se torna uma maneira de satisfazer suas necessidades emocionais. Ainda, é comprovado que essas pessoas sempre escolhem alimentos mais calóricos para satisfazer seus desejos ou tentar diminuir a tensão, mesmo quando não estão com fome.

Além dos hábitos alimentares, existem outros fatores associados ao estresse que podem levar ao ganho de peso, como o sedentarismo, falta de sono, diminuição de libido e desejo sexual e até o aumento da ingestão de álcool.

Veja algumas recomendações para evitar ganho de peso e reduzir o risco de ganho de peso por conta do estresse:

Entenda seu organismo, fique atento aos sinais como: tensão muscular, ansiedade, fadiga e irritabilidade.

Escolha bem seus alimentos e pense antes de comer.

Evite pular refeições ou ficar muito tempo sem comer, pois quando você for se alimentar pode perder o controle devido à fome.

Evite a ingestão de açúcar e gordura em excesso, e prefira fugir das guloseimas quando sentir que você está estressado. Não use a comida como conforto emocional na maioria das vezes.

Pratique exercícios físicos regularmente, atividade física auxilia na liberação de serotonina e dopamina, hormônios que regulam a fome, sensação de prazer e bem estar.

Diminua o consumo de alimentos e bebidas que contenham cafeína, pois substâncias estimulantes podem aumentar o nível de cortisol e causar insônia.

Inclua em seus hábitos diários suplementos que podem ajudar na redução do estresse e promover o bem estar, além de fornecer uma noite de sono tranquila.

 Mantenha um padrão de noites bem dormidas, já que o sono é o grande regulador do cortisol

E se você se identificou com os sintomas e observou ganho de peso, siga nossas orientações e fique atenta as próximas dicas!