Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

CANDIDÍASE: SAIBA COMO PREVENIR E TRATAR

CANDIDÍASE: SAIBA COMO PREVENIR E TRATAR

 

CANDIDÍASE: SAIBA COMO PREVENIR E TRATAR

A candidíase é causada por algum dos tipos do fungo Candida, presente em cerca de 20% da população feminina. A candidíase surge quando há a proliferação demasiada da Candida albicans ou glabrata em relação aos outros micro-organismos presentes. Segundo estudos, a atividade do sistema imune do trato genital, determinada geneticamente, tem papel fundamental nessa regulação.

A candidíase corresponde a uma das mais frequentes doenças do trato reprodutivo. Estimativas apontam que afete 75% das mulheres e, deste contingente, quase metade delas um segundo episódio e cerca de 5% apresentarão a condição mais de uma vez por ano. Os sintomas mais comuns são: prurido (coceira) genital, de intensidade variável e que geralmente acentua-se na fase pré-menstrual  acompanhado de corrimento.

 

Diagnósticos e tratamento

O método diagnóstico mais comum é o exame clínico, realizado durante consulta com um ginecologista. O médico, com base nas queixas da paciente, é capaz de identificar o tipo de corrimento característico que, combinado aos sintomas presentes e eventualmente após a realização de exames adicionais, identifica a patologia. O fungo causador da candidíase pode ser encontrado no exame de Papanicolau. Neste procedimento, é realizada uma raspagem do canal vaginal e colo do útero para análise laboratorial. Contudo, encontrar o fungo no laudo não significa que a paciente tenha a candidíase

 

Abaixo algumas dicas para evitar a Candidíase:

Usar sabonetes íntimos para higiene local: os sabonetes líquidos íntimos são recomendados por serem cosméticos formulados especificamente para a região genital. Isso acontece porque esses produtos detêm pH muito próximo ao natural e sem perfumes ou corantes agressivos à vulva.

Trocar roupas de banho regularmente: deve-se, inclusive, evitar permanecer com biquínis ou maiôs úmidos por tempo prolongado.

Evitar o uso de absorventes diários: A indicação é de que protetores diários sejam utilizados apenas durante a menstruação ou em situações específicas. Esses produtos podem ser vilões no combate aos fungos, pois são capazes de aumentar a temperatura da região íntima e promover abafamento local com aumento da umidade.

Lavar e secar as roupas íntimas: evitar pendurar e secar roupas íntimas no banheiro, por este é um ambiente pouco arejado e que pode deixar a peça úmida por tempo prolongado. Desse modo, o ambiente torna-se suscetível à proliferação de fungos.

Evitar roupas apertadas: o ideal é evitar o uso de calças muito justas ou meias calças com frequência. A preferência fica para roupas de algodão.

O tratamento consiste em afastar os fatores de risco para evitar a reincidência da candidíase. Desse modo, é preciso suspender as relações sexuais para restabelecimento da pele e da mucosa neste período. Além disso, são ministrados medicamentos antifúngicos por via oral e/ou cremes para tratamento local.

O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas. Nos casos de infecções que se repetem várias vezes ao ano, considerados mais raros, o médico pode optar pelo uso de antifúngico oral por um tempo mais prolongado. Porém, tanto o diagnóstico como a determinação do melhor tratamento dependem da avaliação médica. 

 

Prevenção e Tratamento através de óleos essenciais:

O óleo de melaleuca tem propriedades antibacteriana, cicatrizante, antifúngica e desodorante, o que o torna uma das substâncias mais milagrosas que a natureza pode nos oferecer. É um dos poucos óleos essenciais que pode ser aplicado diretamente sob a pele. Porem quem possuí pele sensível deve ficar atento, nestes casos dilua em uma pequena quantidade em óleo vegetal de modo a evitar que a sua potente ação, possa irritar a epiderme.

 

Seu uso é frequentemente recomendado em caso de candidíase. Misturado ao óleo vegetal de coco teremos um creme vaginal com efeito potencializado. Podendo ser aplicado internamente uma pequena quantidade antes de dormir. Outra dica é colocar duas gotas de melaleuca diariamente na calcinha. Assim evitamos a proliferação de fungos.



Produtos relacionados