Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

Óleos Essenciais para Sinusite e Rinite

Óleos Essenciais para Sinusite e Rinite

 

Conviver com rinite e sinusite não é uma tarefa muito fácil, já que exigem inúmeros cuidados no dia a dia para não intensificar ambas. Apesar das semelhanças por compartilharem alguns sintomas, ambas são diferentes. Confira abaixo um pouco sobre elas. 

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal (do nariz), da qual resultam sintomas como a obstrução nasal (“nariz entupido”), o prurido (“comichão no nariz”), espirros, rinorreia, entre outros.

Já a sinusite é uma complicação da rinite que se caracteriza pela inflamação dos seios da face. Ela tem várias causas, tais como: desvio de septo nasal, traumas na face, infecções odontológicas, infecções causadas por bactérias, fungos e vírus, aromas sintéticos, poeira, tumores e alterações de altitude.

A inflamação da sinusite pode causar dor de cabeça, febre, enjoo, choque térmico, tosse, sensação de peso na cabeça, dor muscular e até perda de apetite. Além disso, esses sintomas podem piorar à noite, quando a pessoa vai se deitar. A secreção pode escorrer por outras partes das fossas nasais, aumentando o mal-estar.

 

Como a aromaterapia pode ajudar na sinusite ou rinite?

 

A aromaterapia é uma terapia alternativa eficaz para o tratamento de diversas doenças físicas e emocionais, incluindo a sinusite e a rinite. Ela atua por meio do olfato e das propriedades dos óleos essenciais, sendo uma medicina natural, preventiva e curativa.

Os óleos essenciais que são usados para sinusite são considerados tratamentos alternativos para auxiliar no alívio de sintomas, bem como outros problemas e dores físicas.

 

Quais óleos essenciais utilizar?

 

Óleo essencial de hortelã pimenta

 

Benefícios do Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta da Wellife

É estimulante, purificante e revigorante do corpo, da mente e do espírito. O óleo essencial de hortelã pimenta possui diversos usos, podendo ser ingerido e usado na pele para acalmar, aliviar dor muscular, combater infecções bacterianas, entre outros benefícios. Contém mentol, um composto que pode afetar os receptores de muco no nariz, ajudando a abrir as vias respiratórias e limpar o muco.

 

Óleo essencial de eucalipto

 

Benefícios do Óleo Essencial de Eucalipto da Wellife

Com um aroma refrescante que auxilia na respiração, o óleo essencial de eucalipto age como expectorante e ajuda a limpar o corpo de toxinas, também é usado para reduzir dores articulares e musculares. Contém cineol, que pode aliviar alguns sintomas de sinusite, como obstrução nasal, Coceira no nariz e dores de cabeça.

 

Óleo essencial de lavanda

 

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda da Wellife

É o mais conhecido dos óleos, isso se deve aos benefícios que ele proporciona. Promove atitudes mais relaxadas. Auxilia para acalmar, relaxar e dormir melhor.

 

Óleo essencial de Alecrim

 

Benefícios do Óleo Essencial de Alecrim da Wellife

É anti-inflamatório e pode ajudar a aliviar o inchaço dos seios da face e a obstrução nasal. Também é conhecido por ser um energizante natural, pois restaura a energia e equilibra humor.

 

Óleo essencial de melaleuca (tea tree)

 

Benefícios do Óleo Essencial de Melaleuca da Wellife

Ele possui propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias, além de ajudar a estimular o sistema imunológico e combater a infecção da sinusite. Como a inflamação dos seios da face e as bactérias causam a sinusite, o óleo essencial pode ajudar.

 

Óleo essencial de limão siciliano

 

Benefícios do Óleo Essencial de Limão Siciliano da Wellife

 

Tem propriedades antioxidantes que fortalece o sistema imunológico no combate a infecções. Ele ainda possui propriedades antimicrobianas e ajuda a reduzir a quantidade de secreção.

 

Como usar os óleos essenciais?

 

Você pode fazer a inalação de vapor, que envolve a combinação de óleos essenciais com água quente para criar um vapor terapêutico. Para isso, aplique de três a dez gotas dos óleos essenciais de sua preferência numa bacia com água quente e, colocando o rosto acima da bacia, tampe a cabeça com uma toalha e inale o vapor durante um minuto ou mais.

Os difusores ultrassônicos também são os mais recomendados, pois dispersam os óleos essenciais no ar.

Para um banho com aromaterapia, basta adicionar algumas gotas de óleo essencial diluído à água do banho ou pingar algumas gotas no box do banheiro,o vapor da água quente.

Mas atenção: não é recomendado utilizar óleos essenciais de hortelã-pimenta e de eucalipto globulus em crianças menores de dois anos e nem utilizar o óleo essencial de alecrim QT cânfora em grávidas e pessoas com hipertensão.



Produtos relacionados