Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

Infecção Urinária: Como tratar e prevenir

Infecção Urinária: Como tratar e prevenir

 

Infecção Urinária: Como tratar e prevenir

 

Muitas mulheres sofrem, ou já sofreram de infecção urinária. As principais causas podem ser desenvolvidas por bactérias e relação sexual. A infecção por bactérias ocorre através desses patógenos que vivem entre a vagina e o ânus. Mas, o principal problema não são as bactérias, que são comuns nessa região, a complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins.

Quando isso acontece, muito provavelmente irá surgir uma infecção. Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta, calafrios e muitas dores

Cerca de 30% das mulheres vão apresentar na vida infecção urinária leve ou grave. A mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência para urinar, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores na barriga.

Uma parcela das mulheres que tem infecção urinária vai apresentar os quadros da doença com maior frequência. Se isso acontecer, certamente a paciente terá que tratar o problema, mas nesse caso, o tratamento vem por meio de uma medida preventiva, pode ser através de medicamentos ou suplementos naturais, que mais saudáveis para o organismo.

Alguns fatores poderão contribuir para que a mulher tenha infecção urinária:

  •         Anatomia feminina - A uretra da mulher é curta, tem em torno de 4 centímetros, e próxima à região onde as bactérias costumam ficar. Esse curto caminho favorece que as bactérias cheguem à bexiga.
  •         Menopausa – Nesse período da vida da mulher, a diminuição do estrogênio (hormônio) tem como uma de suas consequências à predisposição à infecção urinaria isso porque altera a flora vaginal, a qualidade do tecido da vagina e da uretra, deixando a entrada das bactérias na região mais fácil e o ambiente mais propício para a colonização.
  •         Relações sexuais - Por mais convencional que seja o ato sexual, ele é um fator de risco, já que o pênis pode ajudar a levar bactérias para dentro da vagina.
  •         De Mãe para Filha – Se há um histórico materno de infecções urinárias frequentes, é possível que a filha tenha alguns episódios do problema durante a vida também.
  •         Absorventes - O uso frequente de absorventes, sejam diários ou internos, abafa a vagina, deixando a mais úmida e quente, isso é estado benéfico para a proliferação de bactérias e possível infecção.
  •         Uso de Fraldas – Os idosos que possuem incontinência urinária, precisam usar as fraldas geriátricas com frequência. A fralda é abafada, úmida, se tiver com urina, esse ambiente é favorável para o aumento das bactérias na região vaginal. Além disso, o idoso tem mais predisposição ao problema já que a imunidade pode estar mais baixa com o avanço da idade.
  •         Outros maus hábitos como beber pouca água, sentir vontade de urinar e não ir ao banheiro e falta de cuidados com a higiene pessoal também podem ser uma porta aberta para esse problema.

 

Prevenção

Prevenção da Infecção Urinária: Beber bastante água ajuda na preveção

 

Se você já teve uma crise de infecção urinária ou, só de ouvir a descrição dos sintomas, já quer evitar que o incômodo chegue até você, algumas medidas simples podem ajudar:

  •         Beba bastante água diariamente e não deixe de ir ao banheiro quando sentir vontade de urinar. A ingestão de água faz você ir mais vez ao banheiro e assim você vai evitar que a bactéria permaneça mais tempo dentro do organismo. Quanto mais urina parada, mais chances de infecção.
  •         Evite usar ainda as duchas vaginais e procure sempre quando for ao banheiro, limpar a região do períneo com o papel higiênico no sentido frente para trás. Do contrário, poderá trazer as bactérias que estão na região intestinal para dentro da vagina causando a infecção da mesma forma. O sentido da ducha também é sempre de cima para baixo.
  •         Urinar logo depois da relação sexual também pode ajudar aquelas pacientes com cistite de repetição. O xixi lava a uretra ajudando a eliminar bactérias que possam ter entrado durante o ato.
  •         Invista em suplementos naturais que auxiliam na prevenção e tratamento.

 

Suplemento Imuni Mais: para aumentar a imunidade e prevenir infecções no trato urinário

 

IMUNI é um suplemento de cranberry que aumenta a imunidade e previne infecções do trato urinário. Estudos comprovam que o cranberry é recomendado para o tratamento ou prevenção de infecções devido as propriedades antibacterianas impedirem a aderência ou proliferação no trato urinário. Ainda, o cranberry também tem a função de proporcionar o alívio das dores dessa infecção.

 

Oleo Essencial de Melaleuca: um aliado no tratamento da infecção urinária

Óleo Essencial de Melaleuca: Ideal na prevenção e tratamento da Infecção Urinária

 

O óleo essencial de melaleuca tem propriedades antibacteriana, cicatrizante, antifúngica e desodorante, o que o torna uma das substâncias mais milagrosas que a natureza pode nos oferecer. É um dos poucos óleos essenciais que pode ser aplicado diretamente sob a pele. Porém, quem possuí pele sensível deve ficar atento, nestes casos dilua em uma pequena quantidade em óleo vegetal carreador de modo a evitar que a sua potente ação, possa irritar a epiderme.

Uso em casos de infecção urinária e candidíase

 Seu uso é frequentemente recomendado em caso de candidíase. Misturado ao óleo vegetal de coco teremos um creme vaginal com efeito potencializado. Podendo ser aplicado internamente uma pequena quantidade antes de dormir. Usar o óleo essencial de melaleuca em banhos de assento também é muito comum e eficaz em casos de infecção urinária. Outra dica é colocar duas gotas de melaleuca diariamente na calcinha. Assim evitamos a proliferação de fungos.

 

 



Produtos relacionados