Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

Como Escolher um Bom Óleo Essencial

Como Escolher um Bom Óleo Essencial

 

COMO ESCOLHER UM BOM ÓLEO ESSENCIAL

 

A Aromaterapia é a ciência que promove a saúde e o bem-estar através do uso dos Óleos Essenciais, utilizando-se das propriedades deles para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente, através da utilização e mistura de óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais

Muitos se interessam pela aromaterapia, mas não sabem como iniciar. O ideal é você entender o conceito, os objetivos e escolher o óleo essencial que apresente os efeitos desejados.  Ao fazer uma breve pesquisa irão aparecer inúmeros óleos essenciais, com diferentes funções e benefícios; podendo surgir a dúvida, qual devo comprar? É necessário ter toda a linha de óleos essenciais? A resposta é não! Você pode iniciar na aromaterapia com os óleos essenciais básicos, aqueles que vão te abrir os caminhos para esse mundo maravilhoso! Nesse conteúdo aqui você pode ler um pouco mais sobre como iniciar na aromaterapia, vem ver!

 

Dicas para escolher um bom óleo essencial:

  • Deve conter no rótulo o nome popular e científico da planta;
  • Deve conter no rótulo os dados da empresa, como CNPJ;
  • Registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Origem vegetal, 100% puros e naturais;
  • Altamente concentrados;
  • O óleo essencial deve sempre ser armazenado em um frasco de vidro, de cor âmbar, verde ou azul;
  • Descarte óleos essenciais muito baratos, e saiba que aromatizante, essência ou perfume, não são óleos essenciais.;

 

Não pode conter em óleo essencial:

  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Ácidos Graxos;
  • Aminoácidos;
  • Açúcares;
  • Água;

 

Mas afinal, o que são os óleos essenciais?

Óleos Essenciais são moléculas químicas voláteis encontradas em alguns tipos de plantas, chamadas plantas aromáticas. Nestas plantas, os óleos essenciais desempenham funções importantes como auxiliar na reprodução, defesa e saúde e podem estar presentes em partes diferentes da planta, dependendo de cada espécie. São amplamente utilizados pela indústria química, farmacêutica e alimentícia, e claro, na aromaterapia.

Muitos de nós sabemos que os óleos essenciais são usados na aromaterapia e a purificação do ar, mas o que muitos são sabem é que, podem também serem usados na culinária, purificação da mente, higiene pessoal, sono, bem estar, administrar o humor e muito mais.

Os óleos essenciais podem tranquilamente fazer parte da sua rotina diária. Talvez uma das maneiras mais fáceis de se experimentar os óleos essenciais aromaticamente seja com o uso de um difusor de óleos essenciais.

Um óleo essencial é considerado puro quando conter substâncias que foram recolhidas do processo final de destilação ou da prensagem de cascas de cítricos, sem que a elas sejam adicionadas ou misturadas quaisquer outras substâncias, mesmo que seja de origem natural.

 

 

Segurança no uso de óleos essenciais

Antes de utilizar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste de sensibilidade da pele. Dilua 4 gotas do óleo essencial em 5ml de óleo carreador. Aplique em uma pequena área na região interna do antebraço e espere por cerca de 20 minutos. Se por acaso você perceber vermelhidão, coceira ou alguma outra reação interrompa o uso e lave a área com água fresca. Caso não ocorra nenhuma reação estranha, você já sabe que o óleo é seguro para ser usado.

Alguns óleos essenciais podem ser irritantes para a pele e a recomendação é que você use com cautela e cuidado, alguns são: Capim Limão, Canela, Cravo, Gengibre, Manjericão, Pimenta Preta e Orégano.

Os óleos cítricos, podem causar reações na pele, por isso é importante nunca aplicar diretamente e ter exposição solar. Alguns dos óleos cítricos são Bergamota, Limão, Mandarina, Laranja e Grapefruit.

Preste sempre muita atenção para evitar o contato com os olhos. Caso aconteça, utilize algum óleo carreador para retirar o óleo da região.

Gravidez é sempre uma condição que requer cuidados e sempre indicação de um profissional antes o uso de qualquer produto, e com os óleos essenciais não é diferente.  Durante a gestação, só utilize os óleos essenciais na pele com a orientação de um especialista. Neste período a melhor escolha é o uso aromático em difusores de ambiente, mesmo assim e pequenas quantidades e doses seguras.

Nunca aplique um óleo essencial diretamente em casos de queimaduras ou feridas abertas, aplique o produto na região em volta do ferimento.

Se você encontrar no mercado óleos com nomes tipo: flores frescas, frutas Selvagens, Flores do Campo...Passe longe! São produtos sintéticos que podem fazer mal à sua saúde, um bom óleo essencial tem sempre a nomenclatura cientifica usada.

 

Diferença de essência e óleo essencial

Há uma grande diferença entre essência e óleos essenciais, principalmente na ação terapêutica, porém, muitas pessoas não sabem e confundem.

A essência é um composto sintético utilizado para dar cheiro a cosméticos, produtos de limpeza e aromatizadores, entre outros produtos. Não possui qualquer ação terapêutica. Apenas perfuma, e geralmente é misturado com outras substâncias, não o tornando um produto puro.

E o óleo essencial, como já explicamos, é uma substância natural que pode ser extraído de diversas partes, dependendo da espécie: sementes, raízes, galhos, ­flores, frutos, folhas, casca do fruto e resinas. Os óleos essenciais têm ação terapêutica, e podem ser usados para promover saúde, beleza e bem-estar, na aromaterapia os agem na transformação de sentimentos e na regulação de funções orgânicas no nosso corpo.



Produtos relacionados