Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

COMO A DIETA PODE AUXILIAR NA REDUÇÃO DA ACNE

COMO A DIETA PODE AUXILIAR NA REDUÇÃO DA ACNE

COMO A DIETA PODE AUXILIAR NA REDUÇÃO DA ACNE

A acne é uma das dermatoses mais frequentes na população geral, principalmente uma insatisfação das mulheres e comum em adolescentes, sua prevalência ocorre entre 35% e 90%. Afeta principalmente a região da face, costa, peito e ombros, onde as glândulas sebáceas são maiores e mais numerosas. Se não tratada, pode ser causa de desfiguração e grande morbidade psicológica.

Mas você sabe qual a causa da acne? Na verdade, ela é multifatorial e dentre os principais fatores estão: hiperprodução de sebo glandular, colonização bacteriana folicular e a ingestão de alimentos com alto teor glicêmico, bem como a ingestão de leite e derivados, poderiam estimular a ingestão de sebo diretamente. Vemos a importância de uma alimentação equilibrada e individual para diversos objetivos, e com o tratamento da acne não é diferente.

A acne também é muito frequente no período menstrual da mulher devido as mudanças hormonais que ocorrem no corpo. O aumento do hormônio progesterona durante a fase lútea do ciclo menstrual estimula a secreção de sebo nas glândulas sebáceas. O aumento do nível de progesterona também pode causar inchaço da pele e compressão dos poros da pele, o que favorece o acúmulo de sebo na superfície.

Além disso, o aumento dos níveis do hormônio testosterona antes e durante a menstruação pode estimular as glândulas sebáceas a secretarem mais sebo. Os efeitos do aumento do sebo podem variar em diferentes mulheres. Para algumas mulheres, pode produzir um brilho na pele, enquanto em outras pode causar acne pré-menstrual, pois os poros da pele ficam obstruídos.

Se você sofre com acne, seja no período menstrual ou não, abaixo algumas dicas de como passar por esse período mais tranquilamente e evitar as famosas “espinhas”:

Evite leite e derivados: eles induzem o aparecimento e agravamento da acne, pois podem aumentar os níveis de inflamação.

Evitar carboidratos: o alto índice glicêmico presente em alguns carboidratos aumenta o risco de acne ou agravamento.

Consuma chá verde ou chá de hortelã: auxiliam para eliminar a retenção hídrica e contém nutrientes antioxidantes que agem na saúde da pele.

Alimentos ricos em vitamina A e C: Eles ajudam a formar e manter a pele saudável. A vitamina C é um poderoso antioxidante e ajuda a estimular o crescimento de novas células cutâneas. As melhores fontes alimentares de vitamina A são frutas de cor laranja ou amarela e verduras de folhas verde-escuras. Frutas cítricas e silvestres, kiwi, laranja, acerola, melancia, brócolis e repolho são especialmente ricos em vitamina C.

Consuma zinco: Alguns estudos vinculam esse mineral a uma pele saudável e sugerem que ele pode melhorar a acne. O zinco promove o equilíbrio dos níveis hormonais e ajuda a cicatrização. Frutos do mar – especialmente ostras –, carne vermelha, aves e grãos integrais são ricos em zinco.

Consuma ômega 3: Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a controlar a inflamação da acne. Peixes e linhaça são ricos nessas gorduras saudáveis.

Concluímos que a uma alimentação equilibrada faz parte do bem estar do corpo e mente e se não estamos felizes com alguma situação, os alimentos podem ajudar (muito) a resolver o problema!