Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

ÓLEOS ESSENCIAIS

ÓLEOS ESSENCIAIS

ÓLEOS ESSENCIAIS

A Aromaterapia é a ciência que promove a saúde e o bem-estar através do uso dos Óleos Essenciais. Apesar de ser uma ciência nova no Brasil, em grande parte da Europa a Aromaterapia é reconhecida por seus efeitos benéfi­cos há mais de um século, sendo usada por médicos, enfermeiros e outros pro­fissionais na área da saúde.

Mas o que são os óleos essenciais?

Óleos Essenciais são moléculas químicas voláteis encontradas em alguns tipos de plantas, chamadas “plantas aromáticas”. Nestas plantas, os óleos essenciais desempenham funções importantes como auxiliar na reprodução, defesa e saúde e podem estar presentes em partes diferentes da planta, dependendo de cada espécie. Quanto mais você aprender sobre o que são os óleos essenciais, como funcionam e como podem ser usados com segurança, mais você ficará encantada com todos os benefícios e como eles se tornarão uma parte útil de sua vida diária.

Como incluir os óleos essenciais em minha rotina?

Muitos de nós sabemos que os óleos essenciais são usados na aromaterapia e a purificação do ar, mas o que muitos são sabem é que, podem também serem usados na culinária, purificação da mente, higiene pessoal, sono, bem estar, administrar o humor e muito mais.

Os óleos essenciais podem tranquilamente fazer parte da sua rotina diária. Talvez uma das maneiras mais fáceis de se experimentar os óleos essenciais aromaticamente seja com o uso de um difusor de óleos essenciais. Existem vários modelos de difusores à disposição e sua escolha de um difusor dependerá de suas necessidades e preferências quando se tratar do uso dos óleos essenciais. Veja opções de difusores aqui.

Dicas para escolher um bom óleo essencial:

  • Origem vegetal, 100% puros e naturais;
  • Altamente concentrados
  • Podem ser extraídos de diversas partes, dependendo da espécie: sementes, raízes, galhos, ­ores, frutos, folhas, casca do fruto e resinas;
  • Antes de utilizar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste de sensibilidade da pele. Dilua 4 gotas do óleo essencial em 5ml de óleo carreador. Aplique em uma pequena área na região interna do antebraço e espere por cerca de 20 minutos. Se por acaso você perceber vermelhidão, coceira ou alguma outra reação interrompa o uso e lave a área com água fresca. Caso não ocorra nenhuma reação estranha, você já sabe que o óleo é seguro para ser usado.
  • O óleo essencial deve sempre ser armazenado em um frasco de vidro, de cor âmbar ou azul.
  • Descarte óleos essenciais muito baratos, e saiba que aromatizante, essência ou perfume, não são óleos essenciais.
  • Se você encontrar no mercado óleos com nomes tipo: Frutas Selvagens, Flores do Campo, Brisa de Verão... Passe longe! São produtos sintéticos que podem fazer mal à sua saúde.

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre óleo essencial, fique de olho em nosso blog que iremos trazer diversas dicas de todas as maravilhas que eles nos fornecem!

 

Referências:

Hoare, J. (2010). Guia Completo de Aromaterapia. Pensamento.

Lavabre, M. (2005). Aromaterapia: A Cura pelos Óleos Essenciais. Nova Era.

Wolenbüttel, A N (2010). Base da Química dos Óleos Essenciais e Aromaterapia. Roca.

Corazza, S (2002). Aromacologia: Uma Ciência de Muitos Cheiros.

Senac. Schnaubelt, K (1988). Advanced Aromatherapy. Healing Arts Press.