Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE

Em época de covid 19 muito tem se falado de imunidade, e uma das principais dúvidas nesse período é como mantê-la alta para proteger nosso corpo de doenças. Um desequilíbrio do sistema imunológico pode agravar os danos causados aos tecidos e provocar inflamação crônica e desenvolvimento de doenças alérgicas e autoimunes.

Para manter o organismo em equilíbrio é necessário ter uma boa alimentação, com ingestão de carboidratos, gorduras boas, proteínas, vitaminas e minerais. Muitos são os fatores que influenciam na imunidade, entre eles: flora intestinal, genética, idade, histórico de vacinação, estresse e claro, a alimentação.

Estudos epidemiológicos sugerem que indivíduos que se exercitam têm menor incidência de infecções bacterianas, virais e também menor incidência de neoplasias. O exercício de média intensidade está associado à diminuição de episódios de infecção, possivelmente decorrente da melhoria de funções do nosso organismo.

  O funcionamento adequado do sistema imune é fortemente influenciado pelo estado nutricional do organismo e pelos nutrientes ingeridos na alimentação. Entre as boas fontes de gorduras que melhoram a imunidade, destacam-se os ácidos graxos poli-insaturados ômega-6 e ômega-3. Esses ácidos graxos são essenciais, isto é, o organismo humano é incapaz de produzi-los, sendo necessária sua ingestão pela dieta. Exercem importante efeito modulador em funções imunes.

Fontes: peixes de água salgada (atum, salmão, cavala, arenque), semente de chia, semente de linhaça.

 

Estudos experimentais mostram que a deficiência de vitamina E compromete vários aspectos da resposta imune, entre eles a imunidade.

Fontes: semente de abóbora, fígado de boi, salmão, oleaginosas.

A vitamina C, também é muito famosa por aumentar a imunidade e proteger nosso corpo de doenças infecciosas. Devido à sua atividade antioxidante, pode ser que ela proteja as células imunes do dano oxidativo e que alguns órgãos apresentem concentração de vitamina C muito mais elevada do que a do sangue. A vitamina C também é encontrada em elevada concentração nas células imunes, mas essa concentração cai rapidamente durante as infecções.

Fontes: acerola, brócolis, laranja, abacaxi, kiwi, folhas verdes escuras.

   Acredita-se que o fornecimento de quantidades adequadas de magnésio seja importante para o funcionamento do sistema imune, uma vez que ele é necessário para a realização de inúmeros processos metabólicos de fundamental importância para todas as células do nosso organismo incluindo as células imunes.

Fontes: folhas verdes escuras, semente de abóbora, nozes, amendoim, semente de girassol, aveia, grão-de-bico.

Existem várias maneiras pelas quais a deficiência e a suplementação de zinco afeta o sistema imune. Ele é  um cofator de várias enzimas envolvidas nas respostas antioxidantes que contribuem para um menor dano oxidativo nas células imunes.

Fontes: carne vermelha, semente e de abóbora, castanha-de-caju, amendoim, lentilha, feijão carioca.

O sistema imunológico é complexo e essencial para a manutenção da saúde, portanto, vimos que toda atenção deve ser dada para que o organismo funcione corretamente, cuide do seu corpo, da sua imunidade e viva melhor!