Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

Óleo Essencial de Lavanda: Benefícios e Propriedades

Óleo Essencial de Lavanda: Benefícios e Propriedades

Óleo Essencial de Lavanda

Usados por centenas de anos no mundo, os óleos essenciais estão cada vez mais populares no Brasil, e isso não é sem motivos, quando usados no dia a dia, os óleos essenciais podem proporcionar muitas soluções naturais para aqueles que buscam promover um estilo de vida saudável.

Algumas pessoas acham que os óleos essenciais são usados meramente para dar um odor agradável ao ambiente ou tornar uma massagem mais confortante, o que já seria ótimo, porém, os benefícios vão muito além. Na verdade, os óleos essenciais têm dezenas de usos práticos em nossa vida diária.

 

Para que os óleos essenciais podem ser usados?

 

Quanto mais você aprender sobre o que são os óleos essenciais, como funcionam e como podem ser usados com segurança, mais eles se tornarão uma parte útil de sua vida diária. Embora muitos saibam que os óleos essenciais sejam úteis para coisas como a aromaterapia e a purificação do ar, algumas pessoas ficam chocadas em saber que os óleos essenciais também podem ser usados na culinária, higiene pessoal, para promover o sono, administrar o humor e muito mais.

 

Óleo essencial de lavanda: um poderoso e conhecido óleo!

 

 

Óleo essencial de lavanda é o mais conhecido dos óleos, isso se deve aos benefícios que ele proporciona. É o óleo essencial mais usado na aromaterapia e normalmente o primeiro que as pessoas conhecem. Há muitos anos atras, a lavanda tornou-se um item para banho em várias regiões do mundo, as pessoas acreditavam que a lavanda ajudava a purificar o corpo e a mente.

Suas propriedades sutis são inumeráveis, mas é o primeiro quando se quer buscar a liberdade, quando se quer estar confortável dentro da própria pele, e para olhar para vida com confiança, sem recorrer a máscaras sociais. Também é um óleo essencial que desperta a intuição e traz sonhos lúcidos, desta forma, auxilia para acalmar, relaxar e dormir melhor.

A aromaterapia é a área terapêutica em que mais se usa a lavanda e seu óleo essencial. Acredita-se que sua fragrância ajuda a promover a calma, o bem-estar e a reduzir o estresse, a ansiedade e possivelmente até as dores leves. Um estudo do Journal of Alternative and Complementary Medicine concluiu que a aplicação tópica de lavanda, além de sálvia e rosa, pode reduzir a gravidade das cólicas menstruais.

O que é a Aromaterapia? A Wellife te explica

Aromaterapeutas usam o óleo essencial de lavanda para tratar dores de cabeça, nervosismo e inquietação. Massoterapeutas, por vezes, aplicam o óleo essencial de lavanda na pele, que pode funcionar tanto como agente calmante como auxiliar do sono. Na Alemanha, o chá de lavanda foi aprovado como suplemento para tratar perturbações do sono, inquietação e irritação estomacal.

 

Quais os benefícios e como usar o Óleo Essencial de Lavanda?

 

Abaixo, um dos principais benefícios desse óleo poderoso:

  • Reduz a tensão nervosa, a irritabilidade e ansiedade (inalação direta ou aromatização do ambiente) – Você pode usá-lo como calmante natural.
  • Auxilia no sono (inalação direta, aromatização do ambiente ou aplicação tópica no peito e solas dos pés) – Uma das melhores soluções naturais para insônia.
  • Ajuda no controle da pressão arterial alta (inalação direta ou aromatização do ambiente)
  • Auxilia nos cuidados gerais da pele (aplicação tópica, máscara facial) - Veja recomendações necessárias antes de aplicar na pele. Adultos: pingar 2 gotas em 1 colher (sopa) de base carreadora e aplicar no rosto, manhã e noite, em uso contínuo por até 6 meses. Aplicação tópica (apenas para picadas de insetos).
  • Máscara (rosto): Adultos: misturar 3 gotas e 1 colher (café) de base carreadora e adicionar esta mistura a 1 colher (sopa) de argila. Hidratar a argila com água filtrada ou termal ou hidrolato até obter a consistência de uma pasta e aplicar sobre todo o rosto, evitando o contorno dos olhos e mucosa dos lábios. Aguardar 15 minutos e retirar a máscara do rosto apenas com água morna. Aplicar um tônico facial e um creme hidratante depois. Fazer a máscara 1x por semana. A máscara de argila sempre deve ser aplicada na pele sem maquiagem e limpa.
  • Alivia tosse espasmódica (aplicação tópica no peito e costas)
  • Alivia cólicas menstruais e intestinais (aplicação tópica ou compressas quentes no ventre e baixo-ventre)
  • Auxilia na cicatrização de queimaduras leves (aplicação tópica)
  • Alivia a coceira de picadas de insetos (aplicação tópica)

 

Cuidados com o uso

 

  • Apenas uso externo ou por inalação
  • Uso na pele requer diluição em creme neutro, gel ou óleo vegetal graxo
  • Não recomendado a pessoas com sensibilidade conhecida ao linalol, sobretudo se, ao mesmo tempo, fizerem uso de medicamentos do tipo beta-bloqueadores.


Produtos relacionados