Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

Aromaterapia e Ansiedade: Dicas e Óleos Essenciais para Aliviar

Aromaterapia e Ansiedade: Dicas e Óleos Essenciais para Aliviar

Aromaterapia e Ansiedade: Dicas e Óleos Essenciais para Aliviar

 

A ansiedade vem sendo analisada por muito tempo na sociedade, é uma emoção normal ao ser humano, e surge comumente ao enfrentarmos situações estressantes. O que muitos não sabem é que se não tratada pode tornar-se uma doença. Vamos conhecer um pouco mais sobre a ansiedade e como podemos controlá-la?

Quando a ansiedade passa a fazer mal pra saúde?

 

A ansiedade deixa de ser saudável quando você começa a ter sintomas físicos e preocupação excessiva.

 

Sintomas psicológicos da ansiedade

 

• Constante tensão ou nervosismo

• Sensação de que algo ruim vai acontecer

• Problemas de concentração

• Medo

• Descontrole sobre os pensamentos

• Preocupação exagerada em comparação com a realidade

• Problemas para dormir

• Irritabilidade

• Agitação dos braços e pernas

 

Sintomas físicos da ansiedade

 

• Dor ou aperto no peito

• Taquicardia

• Falta de ar

• Sudorese

• Boca seca

• Tensão muscular

Conseguindo identificar os sintomas, conseguimos controlar a ansiedade. Abaixo algumas dicas de tratamentos naturais com os óleos essenciais.

A aromaterapia existe há muitos anos e até hoje os benefícios (que são muitos) são estudados. Extraídos de plantas, os óleos essenciais podem ser usados de diversas maneiras. Alguns óleos essenciais são conhecidos por seus efeitos tranquilizantes, sendo eficazes para ajudar a controlar a ansiedade. A aromaterapia ativa os sensores cerebrais através do sistema límbico, que interage com as nossas emoções, e é capaz de gerar sensação de bem-estar e conforto.

Não devemos esquecer que o tratamento médico nesses casos é recomendado e a aromaterapia não irá substituir o tratamento e sim ser complementar para uma melhor qualidade de vida. Nesse caso, a aromaterapia serve como apoio do tratamento convencional, trazendo mais conforto no estado emocional.

 

Óleo essencial de lavanda

 

A lavanda é conhecida por ser relaxante, ela age no sistema nervoso e pode aliviar sintomas relacionados à ansiedade e à depressão, além de também ajudar com enxaquecas. Use o óleo essencial de lavanda em um difusor como aromatização de ambiente ou faça inalação direta. O óleo essencial de lavanda também é excelente para dormir, e nos fornece noites tranquilas.

 

Óleo essencial de gerânio

 

O gerânio é conhecido como o óleo essencial da mulher, fornecendo benefícios na TPM por acalmar, relaxar e reduzir a ansiedade. Ele também pode ser usado nos difusores para aromatizar o ambiente ou simplesmente pingar uma gotinha na mão e inalar.

 

Óleo essencial de bergamota

 

O óleo essencial de bergamota melhora o humor, reduz a fadiga e é eficaz para redução do estresse. Ele tem propriedade calmante e reduz a ansiedade, além de auxiliar no sono. Use o óleo essencial de bergamota em um difusor como aromatização de ambiente ou faça inalação direta.

Aproveite essas dicas para controlar a ansiedade, experimente fazer uma mistura dos 3 óleos essenciais citados acima (2 gotas de cada um no difusor) e potencialize os efeitos!

 

Blends de óleos essenciais

 

Wellife Happy

 

É composto por um mix de óleos essenciais que melhoram nosso humor, energia e aumentam a alegria. O óleo essencial de laranja doce é conhecido por clarear a mente e melhorar nossos pensamentos. O óleo essencial de bergamota é revitalizante, um poderoso óleo essencial para controle de ansiedade e tensão nervosa. Um blend refrescante e reanimador.

 

Principais compostos químicos:

 

Bergamota (cascas): rico em linalol e em monoterpenos, combina a ação antioxidante a ação sedativa

Laranja-doce (cascas): rico em monoterpenos, é antioxidante, imunoestimulante e anti-inflamatório

Litsea-cubeba: rico em citral e d-limoneno, é anti-inflamatório, analgésico tópico, e antisséptico aéreo

Hortelã-verde: rico em carvona, é estomáquico, digestivo e ansiolítico

Benjoim-do-Sião: o absoluto é rico em benzoato de benzila e álcool de benzila, tem propriedades antissépticas, analgésicas e aquecedoras.

 

Wellife Happy Mais

 

É composto por um mix de óleos essenciais que melhoram nosso humor, fortalece bons pensamentos e fornece equilíbrio emocional.

 
Principais compostos químicos:

 

Laranja-amarga (cascas): rico em monoterpenos, é antioxidante, imunoestimulante e anti-inflamatório

Gerânio-bourbon: rico em álcoois monoterpênicos, é aquecedor, hepatoestimulante e modulador das glândulas adrenais

Ylang-ylang: rico em linalol e acetato linalílico, age como sedativo

Benjoim-do-Sião: o absoluto é rico em benzoato de benzila e álcool de benzila, tem propriedades antissépticas, analgésicas e aquecedoras

Canela: rico em aldeído-cinâmico, é um OE com potente ação anti-inflamatória, antioxidante, aquecedor e termogênico

Patchouli: rico em sesquiterpenos, é cicatrizante, antisséptico, anti-inflamatório

Noz-moscada: rico em monoterpenos, é antioxidante e antifúngico. Requer cuidado no uso devido à presença de moléculas que podem causar taquicardia em pacientes sensíveis.

 

Wellife Energy

 

É composto por um mix de 8 óleos essenciais que fornecem mais disposição para seu dia. Com toque cítrico da laranja doce, um óleo essencial que é capaz de clarear e limpar nossa mente. O Patchouli que alivia o estresse e promove sensação de calma e relaxamento e óleos que combinam aumentando a concentração e a disposição física e mental.



Produtos relacionados