Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

Vitaminas: Você Sabe Por que Precisamos Delas?

Vitaminas: Você Sabe Por que Precisamos Delas?

VITAMINAS: VOCÊ SABE POR QUE PRECISAMOS DELAS?

Por toda nossa vida escutamos que vitaminas são importantes para um crescimento saudável e demais funções em nosso organismo, mas de fato, você sabe quais todas as reais funções delas em nosso organismo? Nos acompanhe para descobrir um pouco mais!

As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo, ou seja, precisamos ingerir via alimentação para obter todos os benefícios. Elas são essenciais para o funcionamento de importantes processos bioquímicos do organismo, especialmente como catalisadoras de reações químicas.

Quando nos falta vitaminas, ficamos com hipovitaminose, mas é errado pensar que somente a falta faz mal, o excesso também prejudica o organismo, nesse caso, em algumas vitaminas especificas, chamado Hipervitaminose.

As principais fontes de vitaminas são as frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos e cereais. O ideal é ter uma alimentação balanceada para que todos os nutrientes necessários sejam ingeridos.

Grupos de vitaminas

As vitaminas são classificadas e divididas em dois grupos:

Vitaminas lipossolúveis: são as vitaminas que são solúveis de gordura e dependem das gorduras para serem armazenadas, são elas: A, D, E e K.

Vitaminas hidrossolúveis: São as vitaminas que são solúveis em água, vitaminas do complexo B e a vitamina C. Elas não podem ser armazenadas no corpo, tornando assim, raro os casos de hipervitaminose. Também são absorvidas e excretadas rapidamente.

As vitaminas servem para manter nossa pele saudável, cabelos bonitos, e unhas saudáveis, mas essas são os benefícios superficiais! As funções vão muito, mas muito além!

Fizemos um resumo das funções das vitaminas para que você entenda a importância desses nutrientes em nosso corpo:

Vitamina A: Integridade da pele e saúde dos olhos.

Vitamina B1: Melhorar a digestão, fortalecer sistema imunológico e neural e é um repelente natural contra mosquito.

Vitamina B2: Saúde das unhas, cabelo e pele, sistema imunológico e neural.

Vitamina B3: Saúde do sistema nervoso

Vitamina B5: Combater o estresse e manter o funcionamento normal do trato gastrointestinal.

Vitamina B6: Prevenir a arteriosclerose.

Biotina: Metabolismo dos carboidratos e proteínas, saúde dos cabelos e das unhas.

Ácido fólico: Participa da formação das células do sangue, prevenindo anemia e fortalecimento do sistema imunológico.

Vitamina B12: Formação dos glóbulos vermelhos do sangue e integridade da mucosa gastrointestinal.

Vitamina C: Aumentar a imunidade, fortalecer os vasos sanguíneos e acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras, sintetizar colágeno.

Vitamina D: Aumentar a imunidade, fortalecimento dos ossos.

Vitamina E: antioxidante, integridade da pele.

Vitamina K: Coagulação do sangue, diminuindo o tempo de sangramento de uma ferida.

Quando os suplementos se tornam necessários?

Os suplementos vitamínicos são geralmente utilizados quando existe uma necessidade maior do organismo por estes nutrientes, como durante gravidez ou na amamentação, por exemplo.

Além disso, os suplementos vitamínicos também têm sido usados como suplemento para enriquecer a alimentação devido ao excesso de estresse ou exercício físico, por exemplo, porque nessas situações o organismo precisa de mais vitaminas. São excelentes complementos quando a pessoa não consegue comer via alimentação todos os nutrientes necessários, precisando suplementar.

Conheça o Multi de A a Z, um suplemento de vitaminas e minerais que complementa suas necessidades diárias de vitaminas e minerais, de forma saudável e prática!