Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

ESCALDA PÉS PARA ALIVIAR AS TENSÕES

ESCALDA PÉS PARA ALIVIAR AS TENSÕES

 

ESCALDA PÉS PARA ALIVIAR AS TENSÕES

Escalda pés é muito simples de ser preparado e muitas pessoas não fazem, não é? O escalda-pés é um agrado para nós mesmas, e o melhor: fácil e rápido de ser preparado, sem custo elevado, porém com muitos benefícios!

O escalda-pés é uma técnica milenar capaz de cuidar do corpo todo e não somente dos pés como o nome sugere. Em nossos pés temos muitas terminações nervosas que estão associadas a diversos órgãos do corpo. Alguns pontos estão associados à redução de estresse, tensão nervosa e relaxamento. Quando fazemos o escalda-pés e proporcionamos o aquecimento destes pontos, ajuda a restabelecer o equilíbrio energético do organismo de forma imediata, mantendo ou aumentando a imunidade corpórea.

Confira alguns dos benefícios do escalda pés:

Reduz o inchaço das pernas: Por ativar a circulação sanguínea e linfática, o escalda pés ajuda a diminuir o inchaço provocado pelo acúmulo de líquido. Atuando tanto nas pernas como nos pés, promovendo sensação de bem-estar.

Melhora o fluxo sanguíneo: Os pés são a parte do corpo onde a circulação sanguínea é mais deficiente. Quando trabalhamos essa região, beneficiamos todo o corpo. Por isso, quando colocamos os pés na água quente, os vasos sanguíneos se dilatam, melhorando o fluxo sanguíneo de todo o corpo.

Ajuda a reduzir o estresse: Só de colocar os pés na água quente já é possível sentir uma ótima sensação de relaxamento. Experimente fazer um escalda pés com sal. Quando o ingrediente é incorporado à água, há uma melhora da bioeletricidade do corpo. Isso auxilia na redução dos níveis de estresse.

Eliminação de toxinas: Outro dos benefícios do escalda-pés é a eliminação de toxinas. Isso acontece tanto na própria região que está mergulhada na água, pois dilata os poros e promove esse efeito, como também é sentida no restante do organismo, porque a técnica ativa o sistema linfático, reduzindo a retenção de líquidos.

Alivio de dores de cabeça: a água morna tem efeitos relaxantes, dessa forma, reduz a tensão nervosa e reduz enxaqueca e dores de cabeça. Além disso, estimular alguns pontos nos pés são essenciais para potencializar o efeito.

Abaixo algumas dicas de como fazer seu escalda pés:

 

Não é preciso muito para fazer um escalda pés. Uma bacia com água aquecida entre 36ºC e 40ºC já é o suficiente. No entanto, é possível acrescentar sais e óleos essenciais para otimizar os benefícios da técnica. Dessa forma, você ainda potencializa os efeitos!

Para o escalda-pés ser eficiente, lembre-se que o ideal é mergulhar os pés até a canela. Deve durar cerca de 10 a 20 minutos, no máximo.  Se a sensação de cansaço for grande, coloque algumas bolinhas de gude dentro da bacia para massagear os pés durante a técnica. Mas, lembre-se de enxugar bem os pés depois de fazer o escalda pés e não esqueça de colocar meias para manter os pés quentinhos!

Uso de óleos essenciais: Separe o óleo essencial de alecrim ou lavanda, bolinhas de gude, sal grosso e uma bacia com água quente.  Com a bacia cheia, coloque as bolinhas de gude e adicione duas gotas de cada óleo essencial. Em seguida, coloque os pés na água e acrescente o sal grosso. Ao concluir, basta enxugar os pés e, se possível, realizar uma rápida massagem.

Escalda pés relaxante

3 litros de água quente

1 xícara de sal grosso

5 gotas de óleo essencial de lavanda 

Benefícios: a lavanda e o sal reduzem o inchaço dos pés, proporcionando um efeito relaxante.

 

Escalda-pés contra dores

3 litros de água quente,

½ xícara de sal grosso

3 gotas de óleo essencial de gerânio

1gota de óleo essencial de alecrim

Benefícios: os óleos essenciais auxiliam a prevenir a retenção de líquidos e o inchaço, enquanto o sal e a água quente proporcionam sensação de relaxamento. 

Escalda-pés calmante

3 litros de água quente

Camomila

5 gotas óleo essencial de lavanda

Se preferir pode incluir sal grosso, cristais ou bolinhas de gude para fazer massagem nos pés durante a sessão de escalda-pés. 



Produtos relacionados