Benefícios da aromaterapia nas atividades físicas

Você sabia que os óleos essenciais também são utilizados para potencializar os efeitos das atividades físicas? Pois é, além dos inúmeros benefícios para a saúde mental e bem estar, uma nova forma ajuda também na saúde corporal e estética!
O QUE É A AROMATERAPIA ESPORTIVA?
É uma prática integrativa que utiliza óleos essenciais para melhorar a performance e acelerar a recuperação muscular. O uso pode melhorar a força muscular, o alívio de contraturas, na redução de câimbras, relaxamento muscular, favorecimento da elasticidade e prevenção ou ajuda no tratamento de inflamações e traumas. Alguns deles também têm o poder de amenizar as fadigas e dores do “dia seguinte”.
COMO FUNCIONA?
Existem três formas de utilizar os óleos essenciais
Pelo aroma:
Seja aplicando o produto nas mãos e inalando, ou adicionando algumas gotas ao difusor.
Pelo uso tópico:
Aplicando o óleo no corpo, mas nesse caso é preciso que haja a diluição correta para não haver reações alérgicas.
Pela ingestão:
Diluindo algumas gotas em água. Lembrando que nem todos os óleos podem ser ingeridos, então é importante prestar atenção ao rótulo e ter acompanhamento com um aromaterapeuta.
QUAIS SÃO OS ÓLEOS MAIS INDICADOS PARA ESSA FINALIDADE?
Também comercializado como peppermint, conta com propriedades estimulantes, analgésicas, refrescantes, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, antitérmicas e vasodilatadoras. Indicado para aumentar a resistência, potência muscular e consequentemente a força.
É sem dúvida o óleo mais utilizado, indicado para vários tratamentos, na aromaterapia esportiva ajuda a ter um sono reparador, e com isso descansar o corpo e mente.
Indicação para recuperação pós treino, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, agindo na recuperação muscular.
Já o alecrim, diferente do copaíba, é indicado usar antes do treino para aliviar dores e câimbras. Há também quem use como pós treino.
EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?
É um produto natural, então não há contra indicação absoluta, porém é preciso prestar atenção a alguns fatores, tais como: alergia a algum componente, não misturar óleos essenciais sem ajuda de um aromaterapeuta profissional, não passar na pele sem a diluição correta e cuidar com a exposição ao sol.
Validate your login
Entrar
Create New Account