Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

Como Aliviar a Enxaqueca

Como Aliviar a Enxaqueca

 

Atualmente a vida de todos é uma “correria”, com a intensidade no dia a dia, compromissos no trabalho, filhos, vida pessoal, tarefas de casa, contas para pagar, pandemia… fica difícil não sentir dores de cabeça de vez em quando ou ser acometido por uma terrível enxaqueca. A boa notícia é que é possível aliviar essas dores que tanto incomodam sem o uso de medicamentos.

Separamos algumas dicas, vem ver!

 

Banho morno

 

Não existem dúvidas de que um delicioso banho depois de um exaustivo dia de trabalho é extremamente relaxante. A água quente ajuda a dilatar artérias e vasos sanguíneos, o que pode trazer um alívio da dor de cabeça. Deixe a água cair diretamente na cabeça por alguns minutos. Isso traz uma gostosa sensação de bem-estar e relaxamento.  

 

Chá relaxante

 

Relax chá é composto por mix de ingredientes que auxiliam no relaxamento do corpo, bem estar e promover um sono mais tranquilo. Estudos mostram que a camomila, capim limão, melissa e o maracujá são capazes de acalmar, reduzir a ansiedade e principalmente induzir o sono, por terem efeitos sedativos.

 

Balance chá é um mix de ingredientes que auxiliam no equilíbrio do organismo. Contém carqueja, chá verde, hibiscus e gengibre. O gengibre tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam amenizar as dores de cabeça.

 

Tpm chá é um mix de ingredientes que contém erva doce, rosa e sálvia. A TPM (tensão pré menstrual) é caracterizada por sintomas físicos e emocionais que podem levar a desordens no organismo da mulher, principalmente dores fortes de cabeça. Sua composição auxilia na redução de inchaço abdominal, má digestão, tem ação analgésica, anti-inflamatória e antioxidante.

 

Café

 

Aquele cafezinho quentinho cai bem em praticamente qualquer hora do dia, certo? A cafeína é um poderoso estimulante e pode ajudar a combater naturalmente as dores de cabeça, em poucos minutos. Tome uma boa xícara de café forte e sem açúcar.  

 

Compressa morna na testa

 

As famosas bolsas de água morna também são extremamente eficazes para amenizar dores de cabeça. Use uma compressa morna na testa, têmporas e na nuca. A água nessa temperatura promove a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça, diminuindo o volume de sangue, promovendo o alívio quase que imediato da enxaqueca.  

 

Evite luzes e ruídos intensos

 

Deite-se em um local fresco, sem a presença de luzes, ou iluminação indireta, principalmente de televisão ou celular, e em silêncio. Esses estímulos externos podem agravar a enxaqueca. Por isso, é fundamental relaxar em um ambiente aconchegante.

 

Massagem na cabeça

 

Uma boa massagem na cabeça também ajudar a minimizar as dores chatas no local. Com as pontas dos dedos, massageie por uns 10 minutos, a testa, a nuca e parte lateral da cabeça. Isso aumenta a circulação no local e ameniza as incômodas dores.

 

Aromaterapia: Óleos essenciais

 

A aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. 

Aqui estão alguns óleos essenciais e os métodos de aplicação para os tipos mais comuns de dores de cabeça:

 

Dor de cabeça tensional – Hortelã Pimenta

 

 

A hortelã pimenta é uma planta muito usada no tratamento de problemas de estomago, dores e inflamação nos músculos. Pesquisas mostram que a aplicação de uma solução diluída de óleo reduz a intensidade das dores de cabeça. Pingue 10 gotas em 30ml de um óleo carreador (pode ser o óleo de coco) e massageie no pescoço e nos ombros.

 

Dor de cabeça por estresse – Lavanda

 

 

Já está mais do que comprovado que o estresse é capaz de desencadear dores de cabeça. Inalar diariamente os óleos essenciais reduziu significativamente a pressão arterial, pulso, níveis séricos de cortisol e estresse, e a essência de lavanda é uma das indicadas. Respirar o óleo dessa flor por 15 minutos ajudou a aliviar a dor da enxaqueca mais do que um placebo, de acordo com um estudo de 2012 publicado na European Neurology. Aplique de uma a duas gotas nas palmas das mãos, esfregue suavemente e inspire profundamente.

 

Dor de cabeça por desidratação - Laranja

 

 

Pouca hidratação pode causar enxaquecas e dores de cabeça, então, comece a beber água para recuperar o que você perdeu. Enquanto está reabastecendo o corpo, uma compressa fria com óleo pode ajudar. Coloque duas gotas de óleo essencial de laranja em uma tigela pequena de água fria. Mergulhe uma toalha pequena e coloque-a na testa enquanto você relaxa.



Produtos relacionados