Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

Aromaterapia para pets

Aromaterapia para pets

 

Aromaterapia para pets

Entenda como os óleos essenciais podem ajudar no bem estar animal

 

Muitas pessoas consideram os animais de estimação membros da família. Os avanços da medicina veterinária se aproximam muito da humana. Os tutores se preocupam e zelam pela saúde e qualidade de vida dos pets, para isso, buscam alternativas eficientes. Muito tem se falado sobre aromaterapia e óleos essenciais para diversas doenças e queixas dos humanos, mas também pode abranger a vida animal.

 

ÓLEOS ESSENCIAIS FUNCIONAM PARA ANIMAIS? 

Podem ajudar. De acordo com estudos, ao inalar um óleo essencial, você ativa uma parte do cérebro chamada bulbo olfativo, que faz parte do sistema límbico, que é onde são processadas nossas emoções e comportamentos sociais. As fragrâncias são capazes de passar mensagens para esse sistema, que está presente em TODOS os mamíferos, ou seja, os animais de estimação com cães e gatos também são beneficiados.

 

QUAIS BENEFÍCIOS?

Além de toda parte emocional, como estresse, irritabilidade, ansiedade e depressão, os óleos essenciais podem tratar coceira e irritação causada por pulgas, auxilia no tratamento de pele e melhora a pelagem, e também atua como repelente de insetos e parasitas.

 

QUANDO É INDICADA?

Diversos casos podem ser tratados com a aromaterapia. Sabe quando você percebe seu pet um pouco mais agitado que o comum? A causa pode ser por conta da angústia de separação, depressão, ou até mesmo medos e fobias, tais como barulho de chuva ou de fogos de artifício, o uso pode ter bastante efeito nesses casos. Também auxilia no adestramento.


COMO USAR EM ANIMAIS?

Pode ser feito por meio da inalação ou então, adicionando no banho. Sempre com cautela e indicação de um profissional.

 

TEM CONTRA INDICAÇÃO?

Não é indicado usar para filhotes menores de 10 semanas e usar em ambientes fechados. Sempre consultar também os óleos que podem ser usados com segurança em animais.

A aromatização de ambientes onde circulam animais domésticos, sobretudo gatos, não é recomendada. Caso a faça, mantenha janelas abertas e “rotas” de escape para o animal


PODE USAR O MESMO ÓLEO DOS HUMANOS?

Sabemos que o olfato dos animais são muito mais sensíveis que o nosso, então a primeira dica é: não use óleo essencial muito concentrado, pois pode causar intoxicação. Opte por óleos diluídos e adaptados para os pets.

Alguns óleos essenciais podem ser tóxicos para os animais, principalmente gatos, eles não conseguem metabolizar e isso pode gerar toxicidade. 

A indicação é sempre usar com cautela e sempre os que não possuem risco, além de tudo sempre estar com as janelas abertas e rotas de escape.

OBS: Entre em contato com o seu veterinário para ver se seu pet pode realizar aromaterapia



Produtos relacionados