Fechar
Minha conta
Meu Carrinho

ALIMENTOS COM FUNÇÕES DETOX

ALIMENTOS COM FUNÇÕES DETOX

ALIMENTOS COM FUNÇÕES DETOX   

As dietas detox estão cada vez mais em alta e o principal objetivo é eliminar as toxinas do organismo. A Destoxificação é um processo que ocorre em diversos órgãos, principalmente no fígado, além de nutrir o corpo, os seus componentes conseguem eliminar substâncias inflamatórias e de substâncias que podem ser nocivas ao nosso organismo.

     As pesquisas em torno de detox, comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças, entretanto, não existem alimentos perfeitos, ou seja, nenhum alimento possui todos os nutrientes responsáveis por regular, construir ou manter os tecidos e fornecer energia, o correto é fazer uma dieta balanceada, com diversos alimentos, e se necessário, complementar com os suplementos.

Mas quais são as toxinas que estamos diariamente expostos?

Medicamentos, poluição, cigarro, alimentos industrializados, cosméticos, produtos químicos, agrotóxicos, etc. Todos, em contato com nosso corpo, formam radicais livres que em excesso em nosso organismo causam inflamações e doenças.

Os alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.

Alguns alimentos, como vegetais, frutas vermelhas, chá verde, gengibre, ervas e especiarias como a cúrcuma são essenciais para potencializar este processo tanto por melhorar a defesa antioxidante como por fornecer nutrientes (vitaminas, minerais e compostos bioativos) para as reações que envolvem a destoxificação.

                Uma alimentação saudável é a chave para termos equilíbrio e boa saúde. A saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças e enfermidades, por isso, quando falamos em equilíbrio, englobamos a mente e nossas relações interpessoais.

Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios:

Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.

Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem

que ser observada.

Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.

Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.

  Abaixo listamos alguns alimentos que podem auxiliam na limpeza das toxinas do corpo:

Abacaxi

O abacaxi é diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e auxilia o fígado a trabalhar melhor

Arroz integral

Rico em fibras, o arroz integral faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável. Além de aumentar a saciedade.

Maçã

A maçã é rica em fibras, que funcionam como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. Antiácidas, ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo.

Mel

Além de adoçar sucos e chás, o mel pode ajudar a tratar muitas doenças, como gripe, asma, amigdalite e bronquite. Delicioso e fresco ainda auxilia problemas de circulação e dos músculos.

Melancia

A melancia tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Uma ótima receita é preparar o suco de melancia com gengibre, outro poderoso desintoxicante.

Laranja

A laranja tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço.

Gengibre

O gengibre estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo e refrescante.

Berinjela

A berinjela é muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de indigestão e prisão de ventre.

Hortelã

A hortelã é uma erva rica em vitaminas A,B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), que exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, pode ser utilizada em chás, saladas e preparações em geral. Uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã.

Inicie hoje uma alimentação mais saudável e depois conta para nós no que você notou diferença no dia a dia!